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quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A onda é o verde

Empresas de tecnologia começam a oferecer produtos e serviços ecologicamente corretos.

A crescente preocupação em torno de posturas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental vem atingindo em cheio o setor da tecnologia da informação (TI). O reflexo de como o tema vem ganhando importância já pode ser visto em soluções adotadas por empresas para suavizar o impacto ambiental e reforçar a imagem de marcas ecologicamente responsáveis.

Uma dessas companhias é a fabricante de computadores Lenovo, que lançou a família de PCs ThinkStation, desenvolvida com 50% de plástico reciclado. As máquinas da série também oferecem um aproveitamento otimizado da energia elétrica, segundo o fabricante.

"Cerca de 90% dos componentes de nossos produtos são reciclados" - afirma o diretor de operações e produtos da marca no Brasil, Jaison Patrocínio.

A Dell também lançou, nos EUA, uma linha de mini PCs ecológicos, a Hybrid. Com quase metade do tamanho de um desktop convencional, as máquinas consomem 70% menos energia e têm 95% do gabinete feito de material reciclado.

A Sony, como forma de convencer fornecedores e colocar toda a cadeia produtiva em sintonia com a questão ambiental, eliminando substâncias consideradas nocivas, lançou em 2002 o programa Green Partner.

A HP também desenvolve ações ambientais. Desde 2002, a companhia tem programas de coleta de baterias, cartuchos de tinta e equipamentos obsoletos para reciclagem. Além disso, tornou-se pioneira no país ao reaproveitar papéis usados em testes de qualificação das suas impressoras para transformá-los em calços de polpa, usados nas embalagens no lugar de isopor - derivado do petróleo e muito poluente.

Outro material que vem sendo combatido pelo forte impacto que tem no ambiente é o chumbo, utilizado há décadas pelo setor de eletrônicos. No ano passado, a Intel anunciou que todas as placas produzidas baseadas no padrão de 45 nanômetros seriam 100% livres de chumbo. A fabricante de televisores Sony também eliminou a presença do metal nas ligas de soldas nos processos de manufatura e montagem.

No entanto, no meio dessa "corrida verde", o alto consumo de energia elétrica ainda é um dos principais problemas. Conforme o instituto de pesquisas Gartner, até 2009 a conta de luz ocupará o segundo lugar entre as principais despesas operacionais em 70% dos data centers (locais que abrigam os computadores de grande porte) das corporações.

Para reduzir esses efeitos, fabricantes investem em pesquisas. Um exemplo é a Panduit, que desenvolve meios de melhorar a refrigeração nessas salas.

"Para se ter uma idéia, os data centers atuais são, em média, 29% mais econômicos que os de 10 anos atrás" compara Peter Fischer, gerente de contas da Panduit.


Ações e soluções

Veja algumas iniciativas que conciliam tecnologia com preservação ambiental:

• Reciclagem de cartuchos

A HP tem um programa voltado à reciclagem de cartuchos de impressão e reaproveitamento de embalagens. A meta da empresa para este ano é dobrar o uso de plásticos - como os dos próprios cartuchos e de garrafas PET - reciclados para a produção de novos cartuchos, chegando a 5,5 mil toneladas.

• Conta responsável

Empresas que lidam com extratos de pagamento já estão adotando soluções que visam a diminuir o volume de correspondências impressas e enviadas aos cliente. A Claro, por exemplo, começou a enviar e-mails aos usuários sugerindo a adesão ao modelo de conta online. Assim, o cliente deixa de receber o detalhamento das chamadasem papel.

• Impressão em dois lados

Vários modelos de impressoras da Lexmark e da HP oferecem suportes de impressão para os dois lados da folha. Tudo isso de forma automática, ou seja, sem que o usuário necessite virar o papel após uma das faces ser impressa, economizando, assim, o número de folhas utilizadas numa impressão.

• Google Earth para ONGs

O Google lançou recentemente uma ferramenta, o Google Earth Solidário (http://earth.google.com.br/outreach) voltada para ONGs ambientais. O aplicativo permite que as organizações criem mapas e elaborem visitas virtuais aos seus projetos para que as pessoas conheçam e se engajem.

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