Minha lista de blogs

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

4ª Conferência Municipal de Volta Redonda

Volta Redonda realiza a partir de hoje, até sábado, a sua 4ª Conferência municipal. O encontro acontece Centro Universitário de Barra Manda – UBM, unidade Cicuta e tem a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento.

A conferência de Volta Redonda é a etapa municipal preparatória para as conferências Estadual e Nacional a serem realizadas de 8 a 10 de abril e de 24 a 28 de maio de 2010, respectivamente.

O tema desta vez será Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social e Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano.

Os debates serão realizados a partir de três eixos temáticos, que norteiam a política urbana: mobilidade urbana, saneamento ambiental e habitação. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, a realização desta quarta conferência será um importante momento de construção das políticas de desenvolvimento urbano, consolidando os avanços que a sociedade tem alcançado e é o momento ideal para discutir as formas de enfrentar problemas de ordem pública, articulando esforços e recursos das três esferas de governo – federal, estadual e municipal e com a sociedade.

Durante a etapa municipal serão eleitos os 33 membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Desses, 42% pertencem ao poder público e 58% são da sociedade civil organizada.

Confira a programação:

Dia 26/11
18h30 às 19h30 – Credenciamento
20h – Solenidade de abertura

Dia 27/11
8h às 8h30 – Recepção e café
8h30 às 9h10 – Exposição temática – EIXO
9h15 às 9h55 – Exposição temática – EIXO II
10h às 10h40 – Exposição temática – EIXO III
10h40 às 11h – Intervalo para café
11h às 11h40 – Exposição temática – EIXO IV
12h às 14h – Almoço
14h às 15h45 – Trabalhos em grupo para discussão dos temas;
15h45 às 16h15 – Intervalo café;
16h15 às 17h – Definição das duas prioridades por temas a serem enviadas para o Ministério das Cidades;
17h às 18h – Plenária de apresentação dos resultados.

Dia 28/11
8h às 8h30 – Recepção e café
8h30 às 9h45 – Eleição dos membros do CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Volta Redonda;
9h45 às 10h15 – Intervalo para café
10h15 às 11h30 – Eleição dos Delegados do Município de Volta Redonda à 4ª Conferência Estadual das Cidades
11h30 às 12h30 – Exposição Solenidade de encerramento.

Conferência das Cidades

Combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. Esta é a missão do Ministério das Cidades, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro de 2003, contemplando uma antiga reivindicação dos movimentos sociais de luta pela reforma urbana.

As cidades brasileiras abrigavam, há menos de um século, 10% da população nacional. Atualmente são 82%. Incharam, num processo de desigualdades.

A tarefa de transformar a realidade resultante dessa herança, assegurando o direito à cidade - garantindo que cada moradia receba água tratada, coleta de esgoto e de lixo, que cada habitação tenha em seus arredores: escolas, comércio, praças e acesso ao transporte público - é muito maior do que a capacidade que tem isoladamente cada uma das esferas de governo. E é também maior do que a capacidade que possuem, em conjunto, os governos federal, estadual e municipal. Mas não é maior do que todas as energias da sociedade brasileira que queremos mobilizar, transformando as cidades em ambientes saudáveis e produtivos.

(Release produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – RJ)

VIP de dezembro mostra a musa da Skol

Para divulgar o aplicativo "Garota do Tempo", que a F/Nazca criou para Skol e desenvolveu em parceria com a Climatempo, a agência criou algumas ações de lançamento.

Entre elas, a Garota do Tempo Skol vai estrelar um ensaio de oito páginas na edição de dezembro da revista VIP. A novidade é a última página, dupla, convidando o leitor para conhecer o aplicativo na internet.

A revista estará nas bancas a partir de amanhã, exta-feira (27).

A criação é de Michel Neuhaus, Fábio Cerdeira e João Linneu.

domingo, 2 de agosto de 2009

Tarzan invade o Musée du Quai Branly, em Paris

Criado em 1912 por Edgar Rice Burroughs (1875-1950), Tarzan deixou as selvas, onde era rei, para entrar em exposição no Musée du Quai Branly, em Paris, que até o dia 27 de setembro, apresenta em suas vitrines histórias em quadrinhos, livros, cartazes, fotos e toda sorte de peças de colecionador envolvendo o herói.

Organizado pelo antropólogo Roger Boulay , em parceria com o Centre International de la Band e Dessiné e et de l'Image , instituição voltada para a preservação da memória da indústria de HQs, a mostra tenta dissecar um mito da cultura de massa.

A exposição examina a origem a e natureza de Tarzan tanto como personagem quanto como mito (de Saturnin Farandoul , documentário de 1914 a Greystoke de 1983) e reabilita o personagem enquanto herói contemporâneo em defesa da natureza.

A exposição tem um catálogo com 180 páginas.

Prêmio Sesc de Literatura 2009, para novos escritores

O PRÊMIO

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio SESC de Literatura. Lançado pelo SESC em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação das obras, o Prêmio SESC também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e SENAC em todo o país. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio SESC de Literatura cumpre um importante papel na área de cultura, proporcionando uma renovação no panorama editorial brasileiro.

PARTICIPE
Aos autores iniciantes, que ainda não tiveram chance de mostrar ao público suas idéias e sua criação, este é o caminho. As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura são gratuitas e aceitas em todo o Brasil. Basta procurar a unidade mais próxima do SESC na sua cidade. Cada concorrente pode participar com uma obra, nas categorias conto e romance. O vencedor terá seu livro publicado e distribuído pela editora Record. Participe! Esta pode ser a chance de sua obra chegar às principais livrarias do país. Confira as regras do concurso no edital.