Volta Redonda realiza a partir de hoje, até sábado, a sua 4ª Conferência municipal. O encontro acontece Centro Universitário de Barra Manda – UBM, unidade Cicuta e tem a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento.
A conferência de Volta Redonda é a etapa municipal preparatória para as conferências Estadual e Nacional a serem realizadas de
O tema desta vez será Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social e Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano.
Os debates serão realizados a partir de três eixos temáticos, que norteiam a política urbana: mobilidade urbana, saneamento ambiental e habitação. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, a realização desta quarta conferência será um importante momento de construção das políticas de desenvolvimento urbano, consolidando os avanços que a sociedade tem alcançado e é o momento ideal para discutir as formas de enfrentar problemas de ordem pública, articulando esforços e recursos das três esferas de governo – federal, estadual e municipal e com a sociedade.
Durante a etapa municipal serão eleitos os 33 membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Desses, 42% pertencem ao poder público e 58% são da sociedade civil organizada.
Confira a programação:
Dia 26/11
18h30 às 19h30 – Credenciamento
20h – Solenidade de abertura
Dia 27/11
8h às 8h30 – Recepção e café
8h30 às 9h10 – Exposição temática – EIXO
9h15 às 9h55 – Exposição temática – EIXO II
10h às 10h40 – Exposição temática – EIXO III
10h40 às 11h – Intervalo para café
11h às 11h40 – Exposição temática – EIXO IV
12h às 14h – Almoço
14h às 15h45 – Trabalhos em grupo para discussão dos temas;
15h45 às 16h15 – Intervalo café;
16h15 às 17h – Definição das duas prioridades por temas a serem enviadas para o Ministério das Cidades;
17h às 18h – Plenária de apresentação dos resultados.
Dia 28/11
8h às 8h30 – Recepção e café
8h30 às 9h45 – Eleição dos membros do CMDU – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Volta Redonda;
9h45 às 10h15 – Intervalo para café
10h15 às 11h30 – Eleição dos Delegados do Município de Volta Redonda à 4ª Conferência Estadual das Cidades
11h30 às 12h30 – Exposição Solenidade de encerramento.
Conferência das Cidades
Combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte. Esta é a missão do Ministério das Cidades, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro de 2003, contemplando uma antiga reivindicação dos movimentos sociais de luta pela reforma urbana.
As cidades brasileiras abrigavam, há menos de um século, 10% da população nacional. Atualmente são 82%. Incharam, num processo de desigualdades.
A tarefa de transformar a realidade resultante dessa herança, assegurando o direito à cidade - garantindo que cada moradia receba água tratada, coleta de esgoto e de lixo, que cada habitação tenha em seus arredores: escolas, comércio, praças e acesso ao transporte público - é muito maior do que a capacidade que tem isoladamente cada uma das esferas de governo. E é também maior do que a capacidade que possuem, em conjunto, os governos federal, estadual e municipal. Mas não é maior do que todas as energias da sociedade brasileira que queremos mobilizar, transformando as cidades em ambientes saudáveis e produtivos.
(Release produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – RJ)