Minha lista de blogs

domingo, 2 de agosto de 2009

Tarzan invade o Musée du Quai Branly, em Paris

Criado em 1912 por Edgar Rice Burroughs (1875-1950), Tarzan deixou as selvas, onde era rei, para entrar em exposição no Musée du Quai Branly, em Paris, que até o dia 27 de setembro, apresenta em suas vitrines histórias em quadrinhos, livros, cartazes, fotos e toda sorte de peças de colecionador envolvendo o herói.

Organizado pelo antropólogo Roger Boulay , em parceria com o Centre International de la Band e Dessiné e et de l'Image , instituição voltada para a preservação da memória da indústria de HQs, a mostra tenta dissecar um mito da cultura de massa.

A exposição examina a origem a e natureza de Tarzan tanto como personagem quanto como mito (de Saturnin Farandoul , documentário de 1914 a Greystoke de 1983) e reabilita o personagem enquanto herói contemporâneo em defesa da natureza.

A exposição tem um catálogo com 180 páginas.

Prêmio Sesc de Literatura 2009, para novos escritores

O PRÊMIO

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio SESC de Literatura. Lançado pelo SESC em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação das obras, o Prêmio SESC também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e SENAC em todo o país. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio SESC de Literatura cumpre um importante papel na área de cultura, proporcionando uma renovação no panorama editorial brasileiro.

PARTICIPE
Aos autores iniciantes, que ainda não tiveram chance de mostrar ao público suas idéias e sua criação, este é o caminho. As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura são gratuitas e aceitas em todo o Brasil. Basta procurar a unidade mais próxima do SESC na sua cidade. Cada concorrente pode participar com uma obra, nas categorias conto e romance. O vencedor terá seu livro publicado e distribuído pela editora Record. Participe! Esta pode ser a chance de sua obra chegar às principais livrarias do país. Confira as regras do concurso no edital.