Minha lista de blogs

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PSQT 2008 - SESI premia 9 empresas no sul-fluminense

O Sesi-RJ divulgou na última quinta-feira, dia 21 de agosto, os nomes das empresas do Sul Fluminense vencedoras do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) 2008. O prêmio é o reconhecimento às empresas que buscam ampliar os benefícios de seus empregados e apostam na satisfação interna como fator de competitividade, gerando uma convivência harmoniosa e produtiva. No Sul Fluminense foram avaliadas 62 empresas.

O processo de avaliação é composto por 4 etapas: na primeira, um questionário é distribuído aos colaboradores; na segunda, a própria direção da empresa faz uma auto-análise; a terceira consiste em uma visita técnica por consultores especializados; e a última é a avaliação da Comissão Julgadora.

Entre os aspectos analisados estão políticas de gestão de pessoas, ações de educação e desenvolvimento profissional, prestação de serviços de saúde, preservação da segurança no ambiente operacional, ações de lazer, esporte, cultura e projetos socioambientais.

O PSQT possui fases regionais, estaduais e nacionais. As empresas são inscritas nas categorias micro (de 5 a 19 empregados), pequena (de 20 a 99), média (de 100 a 499) e grande empresa (mais de 500 empregados).

A solenidade de premiação, que inclui certificado e placa de divulgação, irá acontecer no dia 4 de setembro, às 19h30, no Sesi Barra do Piraí (RJ).

Vencedoras:

Categoria Microempresa

1º lugar: BIO BLUE INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (PINHEIRAL)

2º lugar: MOMAI MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA (BARRA MANSA)

Categoria Pequena Empresa

1º lugar: REMON RESENDE MONTADORA LTDA (RESENDE)

2º lugar: CAFÉ FARAÓ LTDA (VOLTA REDONDA)

Categoria Média Empresa

1º lugar: CARESE PINTURA AUTOMOTIVA LTDA (RESENDE)

2º lugar: ARVINMERITOR DO BRASIL SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA (RESENDE)

Categoria Grande Empresa

1º lugar: VOTORANTIN CIMENTOS BRASIL S/A (VOLTA REDONDA)

2º lugar: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS (VALENÇA)

DESTAQUE: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS (PATY DO ALFERES)

Guerrilha Erótika

O sex shop Erótika, em Milão, na Itália, realizou uma ação de guerrilha que causou espanto em quem passava na frente da loja. Um carro foi adesivado com imagens que simulavam um grupo de pessoas fazendo sexo e estacionado na porta do sex shop. “Brinquedos que você não consegue esperar para usar”, dizia o título da peça.
Teve gente que achou que as imagens eram reais.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CIACS – Curso de Libras

Curso de Libras 1

Para adultos
Toda quarta, das 18 às 20 horas
Valor mensal - R$ 50,00

Para crianças
Toda quinta-feira, das 18 às 19 horas
Valor mensal - R$ 30,00

Professora Luciane Rangel
Dúvidas? Ligar para Verônica: (21) 2611-7550 das 9 às 18 horas
Parceria com Espaço Livre, em Niterói (RJ)

Semana de Visibilidade Lésbica

Programação

Quinta-feira – 21 de Agosto

Atividade
Mesa: Saúde Sexual e Mulheres
Gláucia Almeida - Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina social / UERJ e Professora Adjunta da UNISUAM.

Silvia Aguião - Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina social / UERJ e Coordenadora da Pesquisa “Laços e Acasos: Mulheres, Desejos e Saúde” / GAI-RJ.

Mesa: Visibilidade Lésbica - discutindo Masculinidades e Feminilidades
Edmeire Exaltação - Doutoranda do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ e Coordenadora-geral do Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher.

Gláucia Almeida - Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina social / UERJ e Professora Adjunta da UNISUAM.

Exibição do filme: “Eu sou homem” (Brasil, 2008) de Márcia Cabral, seguido de debate.

Sinopse: O documentário retrata o universo transgressor de quatro homens transexuais sem censura ou preconceito. As convicções, a repressão, os constrangimentos, a revelação do corpo físico e da sexualidade.
Sarau e lançamento do livro “Olhares diversos – NARRATIVAS LÉSBICAS”, resultado do Concurso Literário de Contos Lésbicos promovido pelo Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher.
Exposição de Fotos e Feira de Artesanato

Sexta-feira – 22 de Agosto

Boas-Vindas - Cecília Soares - Superintendente de Direitos da Mulher e Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - SUDIM / SEAS.DH – RJ.

Rosangela Castro - Assessora de Diversidades e Inclusão da Superintendência de Direitos da Mulher – SUDIM / SEAS.DH – RJ.

Renata Cristiane de Oliveira – Conselheira do CEDIM.

Ana Cristina Costa da Silva - Grupo Triângulo Rosa/Triângulo Negro – Belford Roxo.

Heliana Hemetério – Assessora da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos – SUPERDIR/ SEAS.DH – RJ.

18h15
Mesa: Violência Violência Contra Lésbicas - Sheila Corrêa - Graduanda em Serviço Social.
Violência Entre
Lésbicas - Rosangela Castro - Assessora de Diversidades e Inclusão da Superintendência de Direitos da Mulher – SUDIM / SEAS.DH – RJ.
Serviços e Lei Maria da Penha - Ciomara Maria Santos - Coordenadora dos Serviços de Atendimento da Superintendência de Direitos da Mulher e Diretora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher.
Informe Yone Lindgren - Centro de Referência D´ELLAS para Mulheres Homoafetivas.

19 horas

Exibição do filme: “Meu mundo é esse” (Brasil, 2007) de Márcia Cabral, seguido de debate.

Sinopse: Em diversos estados do Brasil, histórias reais se desenrolam tendo como pano de fundo a discriminação. Lésbicas e negras, as mulheres contam como vivem, ganham dinheiro e o que esperam do futuro.
Mediadoras:

Maria Fatima Pinheiro de Magalhães da Silva - Mestra em Ciência da Informação, Hebeatra e Coordenadora Geral do Grupo de Mulheres Felipa de Sousa.

Heliana Hemetério - Assessora da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos – SUPERDIR/ SEAS.DH – RJ.

Exposição de Fotos e Feira de Artesanato

20 horas - Festa de Encerramento

LOCAL: CEDIM, Rua Camerino, no. 51, Centro, Rio de Janeiro - RJ

Realização
GRUPO DE MULHERES FELIPA DE SOUSA
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO COISA DE MULHER
GRUPO DELAS
GRUPO ARCO-IRIS
CEDIM – CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER
SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Apoio: SCHORER

Coletivos de Lésbicas do Rio de Janeiro - COLERJ
Telefones: 21-2262-0740 / 2517-3292 / 2517-3290

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A onda é o verde

Empresas de tecnologia começam a oferecer produtos e serviços ecologicamente corretos.

A crescente preocupação em torno de posturas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental vem atingindo em cheio o setor da tecnologia da informação (TI). O reflexo de como o tema vem ganhando importância já pode ser visto em soluções adotadas por empresas para suavizar o impacto ambiental e reforçar a imagem de marcas ecologicamente responsáveis.

Uma dessas companhias é a fabricante de computadores Lenovo, que lançou a família de PCs ThinkStation, desenvolvida com 50% de plástico reciclado. As máquinas da série também oferecem um aproveitamento otimizado da energia elétrica, segundo o fabricante.

"Cerca de 90% dos componentes de nossos produtos são reciclados" - afirma o diretor de operações e produtos da marca no Brasil, Jaison Patrocínio.

A Dell também lançou, nos EUA, uma linha de mini PCs ecológicos, a Hybrid. Com quase metade do tamanho de um desktop convencional, as máquinas consomem 70% menos energia e têm 95% do gabinete feito de material reciclado.

A Sony, como forma de convencer fornecedores e colocar toda a cadeia produtiva em sintonia com a questão ambiental, eliminando substâncias consideradas nocivas, lançou em 2002 o programa Green Partner.

A HP também desenvolve ações ambientais. Desde 2002, a companhia tem programas de coleta de baterias, cartuchos de tinta e equipamentos obsoletos para reciclagem. Além disso, tornou-se pioneira no país ao reaproveitar papéis usados em testes de qualificação das suas impressoras para transformá-los em calços de polpa, usados nas embalagens no lugar de isopor - derivado do petróleo e muito poluente.

Outro material que vem sendo combatido pelo forte impacto que tem no ambiente é o chumbo, utilizado há décadas pelo setor de eletrônicos. No ano passado, a Intel anunciou que todas as placas produzidas baseadas no padrão de 45 nanômetros seriam 100% livres de chumbo. A fabricante de televisores Sony também eliminou a presença do metal nas ligas de soldas nos processos de manufatura e montagem.

No entanto, no meio dessa "corrida verde", o alto consumo de energia elétrica ainda é um dos principais problemas. Conforme o instituto de pesquisas Gartner, até 2009 a conta de luz ocupará o segundo lugar entre as principais despesas operacionais em 70% dos data centers (locais que abrigam os computadores de grande porte) das corporações.

Para reduzir esses efeitos, fabricantes investem em pesquisas. Um exemplo é a Panduit, que desenvolve meios de melhorar a refrigeração nessas salas.

"Para se ter uma idéia, os data centers atuais são, em média, 29% mais econômicos que os de 10 anos atrás" compara Peter Fischer, gerente de contas da Panduit.


Ações e soluções

Veja algumas iniciativas que conciliam tecnologia com preservação ambiental:

• Reciclagem de cartuchos

A HP tem um programa voltado à reciclagem de cartuchos de impressão e reaproveitamento de embalagens. A meta da empresa para este ano é dobrar o uso de plásticos - como os dos próprios cartuchos e de garrafas PET - reciclados para a produção de novos cartuchos, chegando a 5,5 mil toneladas.

• Conta responsável

Empresas que lidam com extratos de pagamento já estão adotando soluções que visam a diminuir o volume de correspondências impressas e enviadas aos cliente. A Claro, por exemplo, começou a enviar e-mails aos usuários sugerindo a adesão ao modelo de conta online. Assim, o cliente deixa de receber o detalhamento das chamadasem papel.

• Impressão em dois lados

Vários modelos de impressoras da Lexmark e da HP oferecem suportes de impressão para os dois lados da folha. Tudo isso de forma automática, ou seja, sem que o usuário necessite virar o papel após uma das faces ser impressa, economizando, assim, o número de folhas utilizadas numa impressão.

• Google Earth para ONGs

O Google lançou recentemente uma ferramenta, o Google Earth Solidário (http://earth.google.com.br/outreach) voltada para ONGs ambientais. O aplicativo permite que as organizações criem mapas e elaborem visitas virtuais aos seus projetos para que as pessoas conheçam e se engajem.

Curso sobre Prestação de Contas no Terceiro Setor

A Consultoria Criando realiza nesse mês de agosto curso voltado a profissionais das organizações e interessados no 3ºSetor, que tenham contato com o processo de investimento social, seu controle e prestação de contas da entidade. O treinamento é intitulado Prestação de Contas no Terceiro Setor.

José Alberto Tozzi fundador e principal executivo da Tozzi Associados, é um estudioso e um dos mais requisitados especialistas em "gestão e profissionalização de entidades do Terceiro Setor". É diretor da Associação dos alunos e ex-alunos dos MBAs da USP - entidade focada na pesquisa de soluções para o Terceiro Setor. É formado em administração de empresas pela FGV e em ciências contábeis - com pós-graduação em análise de sistemas e MBA executivo internacional - pela USP.

O curso acontece na Rua Treze de Maio nº. 1413, em São Paulo – SP (próximo ao metrô Brigadeiro), das 9 às 18 horas. Inscrições e mais informações pelo telefone (11) 3034-6231 ou por e-mail: eventos@criando.net.

PROGRAMA

Introdução
- Panorama atual do Terceiro Setor (estatística)
- Impactos da qualificação da Entidade no processo de mobilização de recursos e prestação de contas
- Aspectos legais no investimento social e prestação de contas
- Definições - convênios, temos de parceria, subvenções
- Legislação pertinente
- Tribunais de contas

- Processo de Prestação de Contas
- Estruturação do Processo
- Estruturação da Função Financeira e Contábil
- Visão Pratica da Prestação de Contas
- Casos

Dia Nacional do Voluntariado - Palestra

Em comemoração ao Dia do Voluntariado, estará acontecendo, no Rio de Janeiro, a palestra "Como o Voluntariado Empresarial pode contribuir para o Desenvolvimento Sustentável”?


Serviço
Quando
: 27 de agosto (quarta-feira) das 9 às 17 horas
Onde: Centro Cultural da Light – Av Marechal Floriano 168 – Centro
Inscrições: Gratuitas até 20 de agosto no site: www.riovoluntario.org.br/seminariocbve

Vagas Limitadas

Voluntários para reforço escolar infantil

A APBR - Associação por um Brasil Responsável, está selecionando voluntários para atuar na área de educação infantil ministrando aula de reforço escolar.

A instituição fica localizada na zona oeste do RJ, em Padre Miguel.

Maior
es contatos através dos e-mails casadoperdao@yahoo.com.br ou apbrbrasil@yahoo.com.br.

Mercado de crédito de carbono ganha manual

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou o Manual de Capacitação sobre Mudança do Clima e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. A publicação pode ser baixada gratuitamente pela internet.

O manual será utilizado como material de apoio para os cursos do Programa de Capacitação sobre Mudança do Clima e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), resultado de parceria do CGEE com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Leia mais em: http://www.ces.fgvsp.br/index.cfm?fuseaction=noticia&IDnoticia=124463&IDidioma=1

Mundo Verde lança revista e estréia novo portal

Para comemorar sua trajetória de 21 anos, a Mundo Verde, que atua no mercado varejista de produtos naturais e orgânicos e de bem-estar, lança a Revista Mundo Verde, cujo objetivo é transmitir os conceitos de alimentação saudável da marca.

A revista divulgará as idéias de sustentabilidade, saúde e bem-estar e, ao mesmo tempo, deverá estreitar a relação da empresa com o público e fornecedores. A agência paulista e3 assina projeto gráfico-editorial da publicação, que terá tiragem de 60 mil exemplares e periodicidade trimestral. A revista poderá ser encontrada nas lojas da rede em operação no Brasil.

Ao mesmo tempo o Portal Mundo Verde (www.mundoverde.com) entra no ar com layout mais claro, cores suaves e banners selecionados para facilitar a leitura. A Publika Comunicação, do Rio de Janeiro, desenvolveu o novo projeto, pautado na maior interação com o público.

Literatura no Loyola: Série "Encontros Literários"

Tema: Um olhar sobre a cidade lírica

A Série "Encontros Literários", um projeto do setor Fé e Cultura do Centro Loyola, tem como objetivo principal promover apresentações literárias (de poesias à músicas), debates e bate-papos, induzindo uma apreciação baseada na espiritualidade que a arte literária oferece.
A programação do segundo semestre começa no dia 20 de agosto com mais um convidado especial. Nosso mediador e poeta Henrique Rodrigues convida o escritor e jornalista Marcelo Moutinho para um bate-papo com o tema "Um olhar sobre a cidade lírica". Marcelo atualmente é colaborador dos suplementos literários Prosa e Verso (O Globo) e Idéias (Jornal do Brasil), assina textos sobre cinema para o site Críticos.Com, e mantém seu site pessoal (www.marcelomoutinho.com.br).
É jornalista, escritor, autor de "Memória dos barcos" (7 Letras) e "Somos todos iguais nesta noite" (Rocco). A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.

Serviço
Literatura no Loyola – Série "Encontros Literários"
Com o escritor e jornalista Marcelo Moutinho
Mediador: Henrique Rodrigues
Dia: 20 de agosto
Hora: 19 horas
Local: Centro Loyola de Fé e Cultura/PUC-Rio – Estrada da Gávea, nº 1 – Gávea - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: 21 | 3527-2010 / 9479-1442

www.puc-rio.br/centroloyola

ENTRADA FRANCA

Essa semana em www.ideiasocioambiental.com.br

A cada ano, os relatórios de sustentabilidade adquirem maior importância na comunicação das empresas, contribuindo para gerar credibilidade entre os públicos de interesse a partir da divulgação dos compromissos e das práticas de responsabilidade social das empresas. Esta é uma das conclusões extraídas de dois estudos recentemente divulgados pela CorporateRegister.com, um portal fundado em 1998, que promove a adoção de relatórios corporativos sustentáveis, disponibilizando gratuitamente aos usuários mais de 16.000 documentos.

E no artigo de Ricardo Voltolini, o consultor responde aos muitos e-mails recebidos pela coluna pedindo informações que ajudem a identificar quais empresas são sustentáveis e quais apenas dizem ser, mas na verdade, não são.