Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de maio de 2008

O poder da conversa - Curso estimula capacidade para comunicação face a face

A Rebouças & Associados se uniu a Aberje para realizar, nos próximos dias 30 e 31 de maio, o curso aberto “A conversa – uma experiência de aprendizagem”, que ocorrerá no Hotel Donati, em Itatiaia – RJ. O curso tem sido aplicado para desenvolver habilidades de comunicação dos líderes e das equipes de empresas como Vale, Light e Celpa, por meio do diálogo e da comunicação face a face. Aprender a conversar é aprender a ouvir.

O curso é indicado para gestores de comunicação, marketing e recursos humanos e lideranças que desejam motivar e aprimorar a comunicação com as suas equipes. O programa foi criado para ser vivenciado pelos participantes, daí o nome experiência de aprendizagem. Os palestrantes são chamados de facilitadores do processo que será construído em um ambiente favorável para estimular a conversa.

Teóricos como David Bohm, David Cooperrider, Deleuze e Espinosa refletiram sobre os modelos de conversação e motivaram a criação do curso. A troca que se dá entre os interlocutores no processo de comunicação gera riqueza e proporciona a inovação e a criatividade na tomada de decisões.

A capacitação surgiu do encontro de três profissionais que perceberam a importância de melhorar a qualidade da conversa no trabalho, o processo de feedback e a capacidade de saber ouvir: Nádia Rebouças, especialista em comunicação para transformação e desenvolvimento humano, o professor doutor da UFRJ Evandro Vieira Ouriques e o mestre em Comunicação e Educação Paulo Monteiro.

Objetivos
Diferença entre informação e comunicação: do paradigma da persuasão e do emissor poderoso à dinâmica do “entre”, da empatia.

A sabedoria do “escutar para falar”; ver o outro como co-partícipe de um universo significativo, não como uma “ameaça” ou como potencial inimigo.

Aprender a entrar em diálogo sem a angústia por “convencer”.

Aprender a revisitar crenças e opções a partir do paradigma do “outro”.

Link do vídeo do youtube, no qual os palestrantes dão um depoimento sobre o curso: http://www.youtube.com/watch?v=xUt9dm1Rhrs .

Sobre os facilitadores
Nádia Rebouças é especialista em comunicação e Diretora da Rebouças e Associados. Atuou em várias agências de publicidade (Lintas, Almap, Thompson, Caio Domingues, Grey, FCB) foi professora da PUC graduação por 8 anos e do IAG Master da PUC e da FGV em cursos de marketing e no MBA de Saúde. Vem se dedicando à participação em cursos in company para o aprimoramento do uso de comunicação para líderes e empregados e é palestrante nacional e internacional. Criou uma metodologia própria chamada OFFPLAN, para diagnóstico dos problemas de comunicação dentro das organizações. Participou de campanhas de transformação social como: Ação da Cidadania, em que assessorou o sociólogo Betinho na coordenação do Comitê Idéias, e da criação da campanha “Onde você guarda seu racismo?”. Faz parte do Conselho do IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Econômicas e Sociais e da Federação das Fundações Privadas do estado do Rio de Janeiro - FUNPERJ.

Evandro V. Ouriques, especialista em comunicação professor doutor da UFRJ Evandro Vieira Ouriques, casado, dois filhos, é cientista político, jornalista, terapeuta de base clínica, escritor e consultor organizacional, criou, em 2005, a metodologia GMS-Gestão da Mente Sustentável®: o Quarto Bottom Line, que viabiliza que pessoas físicas e jurídicas transformem suas intenções e palavras éticas e sustentáveis em mais ações concretas. Especialista em planejamento estratégico de comunicação, através da instauração da experiência de comunicacão, é coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON.ECO.UFRJ. Conferencista internacional e pós-doutor em Cultura de Comunicação, Globalização de Mercados e Responsabilidade Ética, pelo PACC.FCC.UFRJ, é membro da diretoria do Núcleo de Estudos do Futuro-PUC.SP, do Imagens e Vozes de Esperança-IVE, do Instituto de Estudos Ibero-eslavos, do LATEC.UFF, da Comissão ABNT de Responsabilidade Social e do Global Lookout Panel do Projeto Millennium da Universidade das Nações Unidas.

Paulo Monteiro - Mestre em Comunicação e Educação pela PUC do Chile e pela Universidade Autônoma de Barcelona. Formado em Comunicação (Publicidade e Propaganda) pela PUC do Rio. Cursou e obteve o bacharelado em Filosofia pelo Ateneo Regina Apostolorum, em Nova York (EUA). Depois de atuar um período no Brasil, trabalhando em publicidade e em Marketing, passou alguns anos (entre 1992 e 2000) atuando em projetos ligados a Universidades e Colégios, com foco em liderança e formação integral, em países como México, Itália, EUA e Chile. Atualmente atua como Consultor da DBM do Brasil, com foco em projetos de Counseling/Coaching, Carreira, Liderança e Desenvolvimento Organizacional, e na coordenação do projeto de Integração para América Latina. É consultor certificado pelo SYMLOG Consulting Group, um recurso aplicado mundialmente para trabalhar o desenvolvimento e a melhor performance de indivíduos, equipes e culturas. Atua também como consultor da Rebouças e Associados, uma consultoria em Comunicação Organizacional, e é professor convidado da Fundação Dom Cabral. Participa como membro do Comitê Temático do Congresso Anual da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) do Rio de Janeiro.

Mais informações
Aline Rodrigues – Rebouças & Associados
(21) 2524-3227 – aline@reboucaseassociados.com.br