Minha lista de blogs

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Para refletir

O que a propaganda vende?

Vende produtos. Vende serviços. E, principalmente, vende idéias e conceitos que, a cada dia se consolidam mais nas mentes e nas atitudes dos consumidores que, às vezes, nem compram os tais produtos e serviços.
Vende, por exemplo, que não tem importância não haver diálogo entre as pessoas, porque a televisão pode preencher essa lacuna.
Vende, também, que não é necessário comer vegetais e cereais porque existem fórmulas instantâneas, que são ingeridas sem perda de tempo ou mastigação, e suprem as necessidades diárias de nutrientes. E depois tem os comprimidos e iogurtes que fazem o intestino funcionar como um reloginho.
Vende que o ser humano resolve a sua inquietação sentado numa moto em movimento, vendo a vida passar em velocidade.
Vende que um carro novo e sofisticado torna o mundo perfeito ou, pelo menos, faz quem está dentro não enxergar as mazelas do mundo.
Vende que só vale à pena ser sociável e gentil se for para assistir o Brasileirão na casa do vizinho ou por qualquer outro interesse.
Vende que ter poder é mais importante do que ser feliz.
Vende que a inveja mata, mas é engraçada e sendo engraçadinho, qualquer coisa é aceitável.
E, enquanto se ri, se reafirmam e se fortalecem valores que constroem uma sociedade doente.
É preciso estar comprometido e atento ao conteúdo do que se está fazendo, criando, produzindo e veiculando, porque a propaganda tem o poder de influenciar na educação e na atitude das pessoas.
É preciso usar esse poder para fazer algo bem melhor. É preciso se dar conta, de que a propaganda pode e deve ser usada como uma ferramenta para construir um novo tempo para a humanidade. Sem medo de ser piegas. Porque ser piegas é mais quente e tem mais vida do que ser indiferente.
É preciso criar, produzir e veicular com responsabilidade e deixar às pessoas o direito de consumir com responsabilidade.
Comece hoje a refletir sobre isso.

4 de Dezembro - Dia Mundial da Propaganda

18 Anos Lazer Produções - lazerprods@oi.com.br